quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz 2012!!!


Desejo a vocês um 2012 de muitas realizações, paz, amor, sucesso e numericamente favorável, afinal, nós matemáticos amamos números... rs.
Nos encontramos ano que vem!!!!

Abraço a todos...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Matemática e a Arte da Dança

"... A Matemática e a Arte da Dança objetiva expor uma interdisciplinaridade envolvendo história da dança, estudos gramaticais e literatura das letras das músicas, que podem ser em português ou em outro idioma, educação física com os alongamentos, a própria matemática com a movimentação em coreografias formando linhas e polígonos, além de valores morais. Nosso objetivo é divulgar que uma matemática tratada de modo não motivacional pode gerar dificuldades de assimilação do conteúdo e se o cenário pintado envolve os elementos do que chamamos de matemática tradicional (exercício, aulas expositivas e entre os muros da escola), Entretanto, poderia ser a dança uma saída interessante para contextualizar a matemática e a geometria, assim como se sabe que a dança ativa áreas do cérebro que geralmente não são desenvolvidas na escola, áreas que tem influência na concentração, na memorização e armazenamento de dados, além de trabalhar as emoções, inclusão social e momentos de relaxamento. Tornando assim a educação escolar mais prazerosa e alegre, não deixando de ser séria e responsável."

Leia mais clicando AQUI.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como estudar Matemática?

Queridos alunos

Se vocês procuram por dicas interessantes para estudar Matemática e obter um aprendizado visível e satisfatório, o Professor Mestre Paulo Sérgio C. Lino postou em seu blog uma publicação super interessante. Vale a pena ler. Cliquem aqui.

Baseado nesta, o Professor Renato Brodzinski publicou dicas sobre esse mesmo assunto. Leiam!

Espero que ajudem!

Atividades sobre áreas

Mais uma vez meus agradecimentos ao professor coladorador Diego Moreira pelo envio das atividades.

Aprendendo a aprender Matemática

"Ninguém aprende Matemática ouvindo o professor em sala de aula, por mais organizadas e claras que sejam suas preleções, por mais que se entenda tudo que ele explica". Isto ajuda muito, mas é preciso estudar por conta própria logo após as aulas, antes que o benefício delas desapareça com o tempo...Mas este estudo exige muita disciplina e concentração: estuda-se sentado à mesa, com lápis e papel à mão, prontos para serem usados a todo momento. Você tem que interromper a leitura...para fazer um gráfico ou diagrama, ou alguma figura que ajude a seguir o raciocínio do livro, sugerir ou testar uma idéia...Por isso mesmo, não espere que o livro seja completo, sem lacunas a serem preenchidas pelo leitor; do contrário, esse leitor será induzido a uma situação passiva, quando o mais importante é desenvolver as habilidades para o trabalho independente...Os exercícios são uma das partes mais importante do livro. De nada adianta estudar a teoria sem aplicar-se na resolução dos exercícios propostos. Muitos desses exercícios são complementos da teoria e não podem ser negligenciados, sob pena de grande prejuízo no aprendizado.Você estará fazendo progresso realmente significativo quando sentir que está realmente aprendendo a aprender."

Trecho tirado do livro: Análise Matemática para Licenciatura (Ed. Edgar Blucher, 2001)

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Atividades de ângulos e horas


Gostaria de deixar aqui meu agradecimento pela colaboração do professor Diego Moreira da Escola Estadual São Sebastião de Cruzília - MG com o envio dessas atividades para postagem no blog.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Seqüência dos rostos


Resposta

Calvin e a Matemática



O que é Matemática?



Poemas

"Um matemático que não é também um pouco poeta nunca será um matemático completo." (K. Weierstrass)

Poemas: Aula de Matemática  ,  Momento  , Resolução de Problemas  ,  Poema Matemático  e  O Poema Matemático de Juliano

Atividades de Lógica

Queridos professores,

Essas atividades trabalham a lógica e o raciocínio dos alunos em diversas habilidades. Devem ser adaptadas conforme o nível de escolaridade e o nível de cada turma trabalhada.

Lista I

Lista II


Bom trabalho a todos.

Beijinhos
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

Por que trabalhar com o CBC?


Cadernos de Boas Práticas



          Eles apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por profissionais que alcançaram bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos.


Caderno de Boas Práticas dos Professores Alfabetizadores das Escolas de Minas Gerais.
CLIQUE AQUI

Caderno de Boas Práticas dos Diretores das Escolas de Minas Gerais.

Caderno de Boas Práticas dos Especialistas em Educação Básica das Escolas de Minas Gerais.

CBC




Gerenciamento da Sala de Aula - Lição 1

    A tarefa do professor é acender o interesse e aumentar a motivação para aprender. 

    Como?  CLIQUE AQUI

Professor ou Educador?

    A grande diferença entre ser professor ou ser educador está na escolha que fazemos para nossa vida.
    Refletir é necessário...

    CLIQUE AQUI.

Avaliação Diagnóstica 9º ano Equipe Central SEE e gabarito

Avaliação

Gabarito

Avaliação Diagnóstica 3º ano Ensino Médio e gabarito

Queridos professores,

Com a intenção de auxiliá-los também no trabalho com o Ensino Médio, elaborei essa avaliação diagnóstica pautada nos descritores da matriz de referência do SIMAVE / PROEB do 3º ano do Ensino Médio.

Avaliação

Gabarito

Bom trabalho
 
Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

Avaliação Diagnóstica 9º ano e gabarito

Queridos professores,

Pautada na Matriz de Referência do SIMAVE / PROEB de 9º ano do Ensino Fundamental, segue mais uma avaliação diagnóstica e o gabarito para auxiliá-los.

Avaliação

Gabarito

Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

Ser professor

Afinal, o que é ser professor?