sexta-feira, 15 de março de 2013

Experimentoteca

Projeto "Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática".


          A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional atualmente em vigor deu nova identidade ao Ensino Médio, conferindo-lhe o estatuto de direito de todo cidadão, dando-lhe um caráter de finalização dos estudos com a complementação da educação básica.
          Essa mudança tira de cena a idéia de um ensino meramente propedêutico, exigindo novas orientações teóricas e metodológicas para o ensino, tanto no que tange os conteúdos específicos, quanto aos procedimentos didático-pedagógicos. Particularmente naqueles aspectos referentes ao ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, novas competências e habilidades deverão ser desenvolvidas visando um desvelamento das implicações da Ciência e da Tecnologia nos modos de produção social, com conseqüências diretas nas modificações ambientais.
          A produção de materiais didáticos visando auxiliar a implementação de reformas curriculares na área de Ciências e Matemática remonta à década de 50, tendo na década de 70 passado a incorporar uma visão de ciência que considerava, em detrimento da ênfase no produto, o processo para a aquisição de novos conhecimentos (Barra & Lorentz, 1986).
 
 
Espero que gostem!
 
Beijinhos,
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

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