sexta-feira, 22 de março de 2013

Sugestão de Plano de Aula para Intervenção Pedagógica

Queridos professores,

Após a execução do plano de aula: Mapeando os pontos turísticos da cidade, esse plano de intervenção utilizando o jogo de xadrez poderá ser feito com aqueles alunos que não consolidarem a habilidade desejada.
Assim, espero que ajude!


 
  
Beijinhos,

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

Sugestões de Plano de Aula para 7º ano.

Meus amores,

Segue abaixo mais materiais para apoio no trabalho com o CBC.



             Anexo para execução do plano 1.
 

Beijinhos,

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

quinta-feira, 21 de março de 2013

Sugestão de Plano de Aula para 8º e/ou 9º ano

Queridos,

Posto uma sugestão de plano de aula para 8º e/ou 9º ano que trabalha com o Tópico 23 do CBC: Organização e apresentação de um conjunto de dados em tabelas ou gráficos.

Plano de Aula 8º e/ou 9º ano

É isso!
Juntos para o sucesso do nosso aluno!

Beijinhos,

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

Planejamento Anual Ensino Médio

Tentando ajudar também os professores do Ensino Médio na elaboração dos planejamentos anuais de Matemática e Física, segue os planejamentos de 1º ao 3º ano.

Planejamento Anual de Matemática - 1º ano do Ensino Médio
Planejamento Anual de Matemática - 2º ano do Ensino Médio
Planejamento Anual de Matemática - 3º ano do Ensino Médio

Planejamento Anual de Física - 1º ano do Ensino Médio
Planejamento Anual de Física - 2º ano do Ensino Médio
Planejamento Anual de Física - 3º ano do Ensino Médio

Torço para que gostem.

Beijinhos,

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

Avalição Diagnóstica PROETI

Queridos professores, bom dia!

Visando nortear o trabalho com os alunos do PROETI, posto uma avaliação dignóstica do PROETI de 6º e 7º ano.
Com o resultado da mesma, poderemos elaborar o planejamento anual dessas turmas e focar em um trabalho que faça a diferença durante o ano letivo de 2013.
 
 
Espero que aproveitem!
 
Beijinhos,
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

segunda-feira, 18 de março de 2013

Apostilas de recursos 6º ao 9º ano

Queridos professores,
 
Pensando em auxiliá-los, cada vez mais, no trabalho diferenciado em sala de aula, eu e a Analista Isabela confeccionamos apostilas com recursos para isso.
Essas apostilas são referentes aos planejamentos de 6º ao 9º ano e os anexos estão numerados de acordo com os que estão nos planejamentos.
Elas, além dos recursos do Centro de Referência Virtual do Professor, contêm jogos e materiais para que vocês possam dinamizar ainda mais suas aulas de Matemática, tornando-as mais prazerosa e atrativa para nossos alunos.

Para o uso do planejamento de 6º ano utilize: Recursos 6º ano
Para o uso do planejamento de 7º ano utilize: Recursos 7º ano
Para o uso do planejamento de 8º ano utilize:
                              Recursos 8º ano - Parte 1 - Tópicos 1 a 6
                              Recursos 8º ano - Parte 2 - Tópicos 7 a Complementar VII
                              Recursos 8º ano - Parte 3 - Tópicos 19 a 25
Para o uso do planejamento de 9º ano utilize: Recursos 9º ano

Esperamos que ajudem, que vocês gostem e que usufruam bastante!

Beijinhos carinhosos,
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Curiosidade...


Experimentoteca

Projeto "Instrumentação para o Ensino das Ciências da Natureza e da Matemática".


          A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional atualmente em vigor deu nova identidade ao Ensino Médio, conferindo-lhe o estatuto de direito de todo cidadão, dando-lhe um caráter de finalização dos estudos com a complementação da educação básica.
          Essa mudança tira de cena a idéia de um ensino meramente propedêutico, exigindo novas orientações teóricas e metodológicas para o ensino, tanto no que tange os conteúdos específicos, quanto aos procedimentos didático-pedagógicos. Particularmente naqueles aspectos referentes ao ensino das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, novas competências e habilidades deverão ser desenvolvidas visando um desvelamento das implicações da Ciência e da Tecnologia nos modos de produção social, com conseqüências diretas nas modificações ambientais.
          A produção de materiais didáticos visando auxiliar a implementação de reformas curriculares na área de Ciências e Matemática remonta à década de 50, tendo na década de 70 passado a incorporar uma visão de ciência que considerava, em detrimento da ênfase no produto, o processo para a aquisição de novos conhecimentos (Barra & Lorentz, 1986).
 
 
Espero que gostem!
 
Beijinhos,
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu

OBMEP

Estão abertas as inscrições para a 9ª OBMEP.
Acesse: http://www.obmep.org.br/ e faça a inscrição de sua Escola! 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.´
 
 
Beijinhos,
 
 
Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP CBC - SRE Caxambu



quarta-feira, 13 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher II

Homenagem apresentada na SRE de Caxambu dia 11/03/2013.


Mais uma vez, parabéns a todas as mulheres!

Beijinhos,

Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher


 
Parabéns a todas nós, guerreiras do sexo forte!
 
Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

Sugestão de Plano de Aula para 8º ano

Queridos professsores,

Pensando em auxiliá-los também na elaboração dos planos de aula, criei um plano para servir de exemplo.
Esse plano está pautado no CBC de 8º ano do Ensino Fundamental e trabalha com a habilidade 14.1: Utilizar os termos ângulo, paralelas e transversais e perpendiculares para descerver situações do mundo físico ou objetos.

Torço para que gostem!!!

Plano de aula para 8º ano : Mapeando os pontos turísticos da cidade.

Grande beijo,
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Caxambu
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu
 

Plano de Aula

Para que um Plano de Aula?
 
A principal função garantir a coerência entre as atividades que o professor faz com seus alunos e as aprendizagens que pretende proporcionar a eles.
projetos, pesquisas dentre outros. 
 
Ministrar aula não é apenas fazer aquilo de que se gosta.
É, verdadeiramente, fazer aquilo a quem se gosta.
Celso Antunes
 
 
 
Espero que ajudem.
 
Beijinhos,
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

quinta-feira, 7 de março de 2013

Avaliação Diagnóstica para EJA Médio

          "A resolução CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, destacando a importância de considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Salienta que a EJA precisa reparar a dívida histórica e social relacionada a uma parte da população brasileira, que teve negado o direito à educação; possibilitar seu reingresso no sistema educacional, oferecendo-lhe melhoria nos aspectos sociais, econômicos e educacionais; e buscar uma educação permanente, diversificada e universal.


           De acordo com essas diretrizes, a EJA deve pautar-se pelos princípios de equidade, diferença e proporção, propondo um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar:
           • a distribuição específica dos componentes curriculares, a fim de propiciar um
patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades diante do direito à educação;
           • a identificação e o reconhecimento da alteridade, própria e inseparável, dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores;
           • a proporcionalidade, com disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos, com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica."
Celi Espasandin Lopes
          

           Considerando essas proposições, organizei uma avaliação diagnóstica para a EJA Médio afim de nortear os professores na elaboração do planejamento anual para a turma citada.

Avaliação Diagnóstica para EJA Médio
Gabarito
Mapa de resultados

            Espero que ajudem.

Beijinhos,
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu

terça-feira, 5 de março de 2013

IDEB

O que é o Ideb?

É o índice do Ministério da Educação (MEC) que mede o desempenho das escolas estaduais em todo o Brasil. Ele é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultados para o 5º e 9º anos do ensino fundamental. Há também um Ideb para o 3º ano do ensino médio. Contudo, ele é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola. O indicador é medido a cada dois anos, calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Transparência

Agora, as notas podem ser conhecidas através do site da Secretaria de Estado de Educação. O objetivo é oferecer para a comunidade escolar um instrumento para acompanhar o desempenho da rede estadual de ensino e para definirmos políticas eficazes de intervenção pedagógica. A novidade acompanha decisão da Secretaria de Estado de Educação de instalar, em todas as escolas de ensino fundamental, em locais de fácil acesso e visibilidade, placas com os resultados do Ideb 2011 . Assim, pais, alunos e professores se tornam parceiros no desafio de melhorar o desempenho escolar.

Como consultar

É simples e rápido. Basta digitar o nome da escola, selecionar a localidade e verificar qual foi o Ideb obtido pela escola em 2011. É possível também consultar o índice da instituição nas últimas três avaliações (2007, 2009 e 2011). No caso da nota da escola em 2011, o Ideb estará identificado em uma régua com escala de 1 a 10. Já na consulta ao histórico, um gráfico de barras será gerado com os resultados da escola nos respectivos anos. Existe ainda, a possibilidade de ver, junto à nota da escola, a média da rede no município ao qual ela pertence.

Para consultar acesse: https://www.educacao.mg.gov.br/cidadao/ideb , digite o nome da sua escola e clique em Buscar.

Fonte:https://www.educacao.mg.gov.br/cidadao/ideb
 
 
 
Beijinhos
 
Ruanna Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP II CBC - SRE Caxambu
 
 

Material Básico para o planejamento e trabalho com alunos com Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

          Desde o ano de 2004, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vem buscando adaptações para que as escolas regulares recebam alunos com deficiência. Junto a elas, vieram também inúmeros materiais para auxiliar o trabalho nas escolas.

          O Ambiente Virtual do Projeto Incluir tem um vasto material disponível. Como muitos especialistas e professores têm grande dificuldade de planejamento e trabalho com esses alunos, principalmente no que se refere à construção dos Planos de Desenvolvimento Individuais, separei aqui alguns documentos que podem auxiliá-los a entender melhor o funcionamento desse instrumento. Para maior conhecimento, o site do Projeto Incluir possui todos os materiais necessários acerca do assunto, basta apenas navegar.


          Primeiramente, no texto Dois olhares sobre a avaliação pedagógica está uma discussão do papel da escola frente aos alunos com necessidade de um plano individual de atendimento, assim como uma estrutura exemplificada de um PDI. Isso pode auxiliar muito quem ainda não tem conhecimento ou sabe como construir este documento.

          No texto A avaliação na perspectiva da inclusão estão apontados a legislação acerca do assunto e o foco que a escola, especialistas e professores devem ter sobre esses alunos. Uma melhor compreensão acerca da inclusão e como deve ser seu funcionamento e acompanhamento são fundamentais para o bom desempenho deste tipo de projeto.

          Existe também a Cartilha do Projeto Incluir. Para os professores que ainda não tiveram contato algum com este assunto, aqui estão expostos uma breve explanação da inclusão nas escolas, uma explicação das adaptações necessárias ao projeto na recepção desses alunos e a pontuação das principais deficiências e condutas típicas, assim como as características das altas habilidades. Tudo de forma bastante objetiva, clara e simples.

          Por fim, este ano ainda, as escolas vão estar recebendo uma cartilha da SEE MG com orientações para os professores trabalharem com alunos que tenham Transtorno de déficit de atenção / hiperatividade - TDA/H. Também disponível neste link anterior. Esta cartilha vem para facilitar o trabalho do professor e sanar as principais dúvidas acerca do assunto.
 
 
Fonte: Retirado do blog de História do PIP II CBC - SRE Caxambu >http://historiapipcaxambu.blogspot.com.br/<