quinta-feira, 25 de julho de 2013

Simulados On-line para 5ºs e 9ºs anos


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

Como o PROEB e Prova Brasil também são focados em Língua Portuguesa e Matemática, porém a Matriz de Referência de MG é diferente da Matriz de referência do Ceará. O SPAECE elaborou um simulado on-line para os professores trabalharem com os alunos de forma a incentivá-los na realização da avaliação externa. 

Posto abaixo os simulados on-line de Matemática para que, em uma aula diferenciada, vocês professores possam utilizá-los como ferramenta de trabalho.

Como sugestão de site para pesquisa indico: http://www.spaece.caedufjf.net/ 

Simulados e Atividades on-line:









FONTE: Adaptado do Blog da Professora Juciene Bertoldo
http://jucienebertoldo.wordpress.com/

Espero que gostem...

Beijinhos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Matemática X Ciências

Com o objetivo de nortear o trabalho dos professores de Ciências de forma a auxiliar os professores de Matemática na intervenção pedagógica com base na Matriz de Referência de Matemática do PROEB, segue abaixo a interface da Matriz de Referência citada com o CBC de Ciências.

Para baixar, CLIQUE AQUI.

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

terça-feira, 23 de julho de 2013

Escolas da SRE de Caxambu no CRV

O CRV - Centro de Referência Virtual do Professor destacou uma breve história de algumas das escolas da SRE de Caxambu.

Vale a pena relembrar...
E.E. Dom Othon Motta - Conceição do Rio Verde










E que em breve outras escolas também estejam aí.



Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

sexta-feira, 19 de julho de 2013

2º Encontro de Professores de Matemática da SRE de Caxambu


O 2º Encontro de Professores de Matemática da SRE de Caxambu de 2013 aconteceu nos dias 27 e 28 de Junho e contou com a presença de 113 profissionais.
O objetivo do encontro foi proporcionar momentos de reflexões e diálogo. Além disso, apresentar aos docentes sugestões de ideias para auxiliá-los em suas práticas diárias.


Segue abaixo o material utilizado no 1º dia do Encontro:

Aprender a Aprender - Rubem Alves


Oficina: A operacionalização das diretrizes da Resolução da SEE/MG nº 2197/12 no contexto da construção de novos patamares de desempenho na educação de Minas Gerais.








Oficina: Direitos de Aprendizagem em Leitura e Escrita



Oficina: Construindo itens de forma contextualizada




Segue abaixo o material utilizado no 2º dia do Encontro:



Oficina: Investigação Matemática




Oficina: Probabilidade Dinâmica

Orientações e Atividades da Oficina
Anexos das atividades da oficina


Oficina: Desvendando o valor do número "PI"

Orientações e Atividades da Oficina

"As Aventuras de PI" - Editado

Minicurso: O Jogo como estratégia para brincar, refletir e aprender.

Orientações do Minicurso
Baralho para o Jogo: Corrida Pitagórica
Ficha para registros do Jogo: Frações Equivalentes
Dado de Frações para o Jogo: Frações Equivalentes
Dominó de Ângulos









Para finalizar o encontro, uma mensagem feita com as fotos do 1º Encontro de Professores de Matemática da SRE de Caxambu realizado em Abril.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Criatividade para ensinar Geometria Plana e Espacial


Em 2012, com o apoio da professora Eliete Lourdes Augusto, a Escola Estadual Mário Junqueira Ferraz - São Lourenço - resolveu desmistificar uma área melindrosa tão temida pela maioria dos alunos no dia-a-dia escolar: A Matemática.

Segundo a educadora, "quando o assunto é matemática, a única certeza que todos têm é o fato de ser uma palavra proparoxítona. A afirmação vem com uma dose generosa de exagero, mas reflete com que voa parte das pessoas encara o ato prosaico de calcular. Um horror contraproducente, uma vez que a matemática é, provavelmente, a ciência mais presente em nossas vidas”, e foi para concretizar esta presença quase natural da matemática ao nosso redor, que surgiu o projeto “As Infinitas Formas de Ensinar”, que abraçou todo ensino fundamental e médio da instituição.



Logomarca do projeto que mobilizou toda a comunidade da Escola Estadual Mário Junqueira Ferraz.
Foto: Arquivo escola
Focando a geometria espacial e plana, o projeto contemplou um conteúdo em cada ano escolar – teoremas, formas geométricas e cálculos – para concretizá-los na realidade dos alunos.

No 3º ano do Ensino Médio da E.E. Professor Mário Junqueira, os alunos que estavam estudando tabelas e gráficos, embarcaram em um projeto cujo foco era fazer um levantamento estatístico sobre o consumo da merenda. Quantas vezes em média um aluno consome merenda escolar, qual a preferência por alimentos, prevalência de ingredientes, tabelas calóricas foram algumas das abordagens usadas pelos estudantes para originarem os cálculos que mapearam os hábitos alimentares destes alunos.

As receitas culinárias que imitavam as instalações escolares foram feitas a partir de noções geométricas e espaciais da matemática.
Foto: Arquivo escola
No campeonato de futebol de salão, que a coordenadora Eliete Augusto criou especialmente para o projeto “As infinitas formas de ensinar”, a lição foi sobre probabilidade matemática. Especular placares e as tabelas de artilheiros da competição, que aconteceu entre os dias 05 de maio e 12 de junho de 2012, foi a base da tarefa de cálculos. “A última partida da competição terminou em pênalti. E a vitória foi para a turma do 2º ano, que ficou com a melhor”, brincou a professora, para quem o ganho de toda esta maratona matemática, que vem acontecendo desde fevereiro deste ano, é também disciplinar.

Segundo ela, não é preciso mais impor uma determinada responsabilidade para com o aprendizado, basta pedir. Os alunos se tornaram menos resistentes a esta ciência exata. Além disso, os estudantes têm mais afeição para com os professores e para com a escola”, conta Eliete que coordenou o projeto matemático junto a também educadora Ilza Abraão.

Tapete desenhado em papel quadriculado a partir do uso de serragem colorida e pó de pneu recauchutado foi a proposição lúdica feita pelos professores de matemática aos alunos do 1º ano do Ensino Médio. As seis turmas produziram 24 tapetes que ficaram expostos na escola durante uma semana.
Foto: Arquivo escola

Os bolos da festa de encerramento do campeonato foram feitos pelos alunos do 2º ano. Os estudantes produziram as guloseimas a imagem e semelhança das formas geométricas da escola – três cubos.

O Tangram, quebra cabeça chinês formado por sete peças designadas por tans (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) também entrou no projeto. Os alunos do 6º ano aprenderam a montar as frações numéricas usando as proporções das figuras.

“A magia dos triângulos” foi o projeto pedagógico direcionado aos alunos do 8º ano, que participaram de um exercício de observação nas dependências do prédio escolar, que desafiou os alunos a identificarem a existência dos três tipos de triângulos, que existem na matemática: escaleno, isósceles e eqüilátero. Um triângulo no trinco do piso e da bandeira do estado de Minas Gerais foram alguns dos registros que os alunos fizeram em forma de fotografia, durante um mês, para depois serem analisados e estudados em sala de aula.

O foco dos alunos do 9º ano foi o uso de garrafas pet, que aproveitaram a forma cilíndrica para construir sofás, pufes e uma cadeira de rodas que foi doada para a Instituição Filantrópica de Assistência Social, APAE da cidade. Os braços e os assentos foram feitos de garrafa pet.
Foto: Arquivo escola
Para o 7º ano, o projeto “As infinitas formas de ensinar”, reservou o exercício de montagem de sólidos. Os estudantes planificavam primeiramente os sólidos, a partir da colagem de fotografias da escola, para depois montá-los.

Como pode se ver, o medo da matemática parece estar cada vez mais distante da realidade destes alunos, que já a enxergam em seu cotidiano.

                                  Município de São Lourenço/ Superintendência Regional de Ensino de Caxambu



Gostaria de deixar aqui meu respeito pelo excelente trabalho realizado pelas professoras Eliete e Ilza em 2012. Obrigada pela dedicação e empenho! Parabéns!
Também gostaria de relatar a minha expectativa para a realização do projeto a partir de Agosto do corrente ano e me colocar a disposição para somar forças na realização do mesmo.
Sucesso meninas...

Um beijo.

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu


sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dominó - Equação do 2º Grau

Com a colaboração da professora Bárbara Carlos Rodrigues da Escola Estadual João de Almeida Lisboa em Jesuânia - MG, posto um jogo para auxiliar na intervenção pedagógica (Equações do 2º grau).
Gostaria de parabenizar a professora pela determinação, comprometimento, dedicação e excelente trabalho realizado.

Para baixar o jogo: Dominó - Equação do 2º Grau - CLIQUE AQUI



Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

segunda-feira, 1 de julho de 2013

PIP Individual do Aluno em Baixo Desempenho

Conforme solicitado pela professora Tatiana Sousa de Lima no 2º Encontro de Professores de Matemática realizado na cidade de São Lourenço nos dias 27 e 28 de Junho, segue abaixo modelo para elaboração do PIP individual dos alunos em baixo desempenho.
 
Para baixar, CLIQUE AQUI.
 
Espero que ajude...
 
Um beijo a todos.


Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu