sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Avaliações Diagnósticas de Língua Inglesa

Meus queridos....

Nossa Analista Elaine Maria Geremias Fonseca elaborou avaliações diagnósticas com o intuito de subsidiar os professores da disciplina no trabalho...






Espero que ajudem...

Um beijo grande e bom final de semana!

Ruanna Reis Guido 
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Língua Inglesa: Trabalhando Oralidade - Theater

O analista Willian Silva de Paula da SRE de Curvelo vem realizando um trabalho maravilhoso.

Segundo ele, esse teatro é para trabalhar a oralidade dos alunos.
É um teatro simples, o professor pode dividir a turma em grupos, mas são necessárias 10 pessoas para encená-lo.

Parabéns Willian, pelo trabalho!

THEATER

Bom trabalho...

Beijinhos...


Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Jogos de Língua Inglesa


Jogos de Língua Inglesa

Elaborados pela analista da SRE de Curvelo, Willian Silva de Paula

Espero que ajude...

Beijinhos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Avaliações Diagnósticas de Língua Portuguesa

Queridos....

Que tal diagnosticar os alunos antes do planejamento anual?!
Essa ação faz com que nós, professores, norteemos nosso trabalho focando as necessidades apresentadas. Assim, podemos elaborar um planejamento que seja realmente efetivo.

Lembrem-se: Não adianta um planejamento efetivo se o mesmo não for trabalhado!!!!

A avaliação diagnóstica a seguir foi elaborada pela professora e ex-analista do PIP Aparecida Lolobrígida!

Avaliações Diagnósticas de 6º ao 9º ano

Boa dedicação!!!

Beijinhos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP/CBC - SRE Caxambu

Gênero Textual: Charge

Continuando os trabalhos.....

Chegou a vez da Charge!!!
Esse gênero textual deve apresentar caricatura e humor crítico.

Para baixar, clique AQUI.

Elaborada pela analista da SRE de Curvelo Tatiane Gonçalves

Bom trabalho

Abraços carinhosos....

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP/CBC - SRE Caxambu

.

Sequência Didática Língua Portuguesa

     "As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

     Utilizamos as sequências didáticas em Língua Portuguesa para ensinar os alunos a dominar um gênero textual de forma gradual, passo a passo. Ao organizar uma sequência didática, o professor pode planejar etapas do trabalho com os alunos, de modo a explorar diversos exemplares desse gênero, estudar as suas características próprias e praticar aspectos de sua escrita antes de propor uma produção escrita final. Outra vantagem desse tipo de trabalho é que leitura, escrita, oralidade e aspectos gramaticais são trabalhados em conjunto, o que faz mais sentido para quem aprende.

     Para realizar as sequências didáticas é preciso ter alguns conhecimentos sobre o gênero que se quer ensinar e conhecer bem o grau de aprendizagem que os alunos já têm desse gênero. Isso é necessário para que seja organizada de tal maneira que não fique nem muito fácil, o que desestimulará os alunos porque não encontrarão desafios, nem muito difícil, o que poderá desestimulá-los a iniciar o trabalho e envolver-se com as atividades. Outra necessidade desse tipo de trabalho é a realização de atividades em duplas e grupos, para que os alunos possam trocar conhecimentos e auxiliar uns aos outros."






Gostaria de parabenizar as analistas da SRE de Curvelo Isabella Siqueira e Tatiane Gonçalves pelo excelente trabalho!

Bom trabalho...

Beijinhos 

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP/CBC - SRE Caxambu

Jogos de Língua Portuguesa

Queridos professores,

Atendendo a diversos pedidos, a partir de hoje postarei também materiais interessantes de outras disciplinas com o intuito de auxiliá-los cada dia mais. Tudo isso sem esquecer que nosso foco é sempre o aluno.

Começarei por Língua Portuguesa!!!!
Um bom professor é aquele que inspira e motiva seus alunos.... A descoberta é sempre prazerosa!!!

Saiam da rotina!!!!

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)

Jogo - A vendinha ou mercadinho (8º e 9º ano)

Jogo - Baralho de Piadas (6º ao 9º ano) - Orientações
Jogo - Baralho de Piadas (6º ao 9º ano) - Baralho

Jogo - Cada coisa no seu lugar (8º e 9º ano)

Jogo - Caixinha de surpresa (8º e 9º ano)

Jogo - Que ditado popular você vê? (8º e 9º ano) - Orientações
Jogo - Que ditado popular você vê? (8º e 9º ano) - Imagens

Jogo - Substituir com continuidade (8º e 9º ano) 

Jogo da Mímica (8º e 9º ano)

Jogo da Vírgula e seus sentidos (9º ano)

Jogo dos Conectivos (9º ano) - Orientações
Jogo dos Conectivos (9º ano) - Frases
Jogo dos Conectivos (9º ano) - Dados

Bom trabalho a todos...

Beijinhos carinhosos

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP/CBC - SRE Caxambu


Fonte: http://pipcbclinguaportuguesa.blogspot.com.br/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ofício Circular nº 360 / 2013

Oficio Circular nº 360/2013
Assunto: Orienta sobre a operacionalização da progressão parcial prevista na Resolução SEE nº 2.197/2012 e de outros dispositivos .


Vale ressaltar que os anexos I e II deste ofício são apenas sugestões de registros necessários às ações realizadas. Sendo assim, destacamos que as fichas apresentadas por esta SRE no final do ano letivo de 2013 estão validadas.





Espero que ajude e que gostem...

Beijinhos a todos!!!!!!

Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu

Estudos Independentes segundo Resolução SEE nº 2197/12

Resolução SEE nº 2197 de 26 de Outubro de 2012.

Art. 78: A Escola deve oferecer aos alunos diferentes oportunidades de  aprendizagem definidas em seu Plano de Intervenção Pedagógica, ao longo de todo o ano letivo, após cada bimestre e no período de férias, a saber: 
I - estudos contínuos de recuperação, ao longo do processo de ensino aprendizagem, constituídos de atividades especificamente programadas para o atendimento ao aluno ou grupos de alunos que não adquiriram as aprendizagens básicas com as estratégias adotadas em sala de aula; 

II - estudos periódicos de recuperação, aplicados imediatamente após o encerramento de cada bimestre, para o aluno ou grupo de alunos que não apresentarem domínio das aprendizagens básicas previstas para o período; 

III - estudos independentes de recuperação, no período de férias escolares, com avaliação antes do início do ano letivo subsequente, quando as estratégias de intervenção pedagógica previstas nos incisos I e II não tiverem sido suficientes para atender às necessidades mínimas de aprendizagem do aluno. 

Parágrafo único. O plano de estudos independentes de recuperação, para o aluno que ainda não apresentou domínio no(s) tema(s) ou tópico(s) necessário(s) à continuidade do percurso escolar, deve ser elaborado pelo professor responsável pelo Componente Curricular e entregue ao aluno, no período compreendido entre o término do ano letivo e o encerramento do ano escolar.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES para Estudos Independentes:

Para auxiliar no registro dessas ações, segue FICHA DE REGISTRO DE ESTUDOS INDEPENDENTES proposta pela SRE de Caxambu.

Espero que ajude!!!

Beijos....


Ruanna Reis Guido
Analista Pedagógico de Matemática
Equipe PIP / CBC - SRE Caxambu



Sugestões de atividades cedidas pelos Analistas Pedagógicos da SRE de Patos de Minas: 
Sérgio Otávio e Ronaldo Ferreira.