segunda-feira, 21 de abril de 2014

PLÁGIO


Boa noite pessoal!

Após quase 02 meses sem postar, estou de volta!
Primeiramente gostaria de esclarecer alguns detalhes:
Todo material postado nesse site quando não elaborado por mim, foi postado com seus devidos créditos.

Talvez muitos não sabem o que significa PLÁGIO e, por isso, estou aproveitando esse momento para esclarecer as possíveis dúvidas relacionadas a esse assunto!

"CONCEITO DE PLÁGIO
     Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outra pessoa - seja ela artística, literária ou científica. É também, e mais comumente, a cópia "da essência criadora sob veste ou forma diferente" (pg. 65 JOA), isto é, a APROPRIAÇÃO INDEVIDA da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão para outro idioma, entre várias possibilidades.

FORMAS DE PLÁGIO
     Segundo o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), existem, pelo menos, três tipos de plágio:
  • Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.
  • Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  • Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original."
Fonte: Disponível em : <http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html>


Ao elaborar tais materiais sempre me preocupei em fazer com que esses materiais chegassem até o máximo de alunos possível, de forma a auxiliar na aprendizagem significativa deles. Mas, tenho certeza que criar materiais não é tão simples e fácil como muitos pensam. Por isso e por outros motivos, sempre disponibilizei meus materiais e continuarei fazendo isso! Quem quiser utilizar tais materiais está autorizado, desde que respeitem os devidos créditos. Porém, não autorizo a cópia dos mesmos para benefícios próprios.

Peço desculpas aos profissionais que fazem uso adequado dos mesmos. Muitos têm a audácia de dizer: "Na natureza nada se cria, tudo se copia".
Eu vou além: Na natureza, QUEM não cria, copia! Porém copiar é plágio e PLÁGIO É CRIME!

"No Código Penal Brasileiro, em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral - artigo 184 - que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. E os seus parágrafos 1º e 2º, consigam, respectivamente:

Parágrafo 1º: Se a violação consistir em reprodução, por qualquer meio, com intuito de lucro, de obra intelectual, no todo ou em parte, sem autorização expressa do autor ou de quem o represente, (...): Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa, (...).

Parágrafo 2º: Na mesma pena do parágrafo anterior incorre quem vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, empresta, troca ou tem em depósito, com intuito de lucro, original ou cópia de obra intelectual, (...), produzidos ou reproduzidos com violação de direito autoral."

Fonte: Disponível em: <http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=121:crime-de-plagio&catid=6&ltemid=18>


AGRADEÇO A TODOS PELA COMPREENSÃO!

Beijinhos

Ruanna Guido Fernandes